Comitê do São Francisco lança projeto de recuperação hidroambiental da nascente e bacia do Rio Pajeú

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco apresentou na manhã desta quarta-feira (08) o projeto de recuperação hidroambiental na nascente do Rio Pajeú, em Brejinho e da sub bacia do Rio Pajeú (microbacia do Riacho da Onça), em Afogados da Ingazeira.

A apresentação do projeto aconteceu no auditório da Câmara de Vereadores, em Afogados da Ingazeira, com participação do coordenador do Comitê do Sub Médio do São Francisco, Totonho Valadares; do coordenador do Comitê Da Bacia do Pajeú, Elias Silva e representantes da NeoGeo – Geotecnologia Ltda, empresa vencedora da licitação realizada pela AGB – Peixe Vivo, a agência do Comitê do São Francisco.

As principais obras previstas envolvem a proteção da principal nascente com cercamento de áreas de preservação permanente, medidas de conservação do solo, adequação de estradas rurais e da faixa de rolagem, construção de lombadas e bacias de contenção de águas pluviais (barraginhas), terraceamento de áreas e trabalhos de mobilização social e educativo com a comunidade local.

Para proteger a Microbacia do Riacho da Onça, serão construídos 187 diques de pedra pra controlar os processos de erosão e a formação de voçorosas. As estradas de circulação serão melhoradas em diversos trechos, com a adequação de 28.817 m de faixas de rolagem, construção de 288 barraginhas e 288 lombadas.

As obras e serviços na nascente do rio em Brejinho deverão se estender por seis meses, enquanto na microbacia do Riacho da Onça, a previsão é de dez meses. A fiscalização será realizada pela Gama Engenharia e Recursos Hídricos.

Por Nill Júnior